Mensagem do Conselho

Honrar o passado, agir no presente e construir o futuro. Este sempre foi um entendimento muito marcante em toda a trajetória da Sicredi Pioneria, e em 2022, quando celebraremos 120 anos de história, mais motivos ainda temos para marcar este momento, deixando legados físicos e também imateriais, por meio de inúmeras ações programadas para este ano, as quais inclusive foram desenhadas com a participação das comunidades, e tendo como premissas a inovação e o pertencimento.

Nos aproximamos de mais um marco para a Cooperativa de Crédito mais antiga da América Latina, que busca constantemente se reinventar, o inédito e o pioneirismo, fazer algo diferente do que fizemos até aqui, mas sem nos afastar de nossos valores e do nosso propósito, sempre ouvindo a opinião e incentivando a participação de cada associado.

Também comemoramos os números de incremento nas carteiras de depósito e de crédito, o baixo índice de inadimplência, e a criação ou aprimoramento das plataformas que vão aonde o associado está, para facilitar o financiamento de veículos, energia fotovoltaica e construção, além de inúmeras outras ferramentas que visam facilitar o dia a dia de colaboradores e associados.
Atingimos também índice histórico, entrando em nível de excelência do NPS (Net Promote Score), que mede a satisfação no atendimento dos associados, os quais podem fazer suas operações financeiras no canal que desejar. E aqui, seguiremos buscando melhorar cada vez mais, sabendo que este movimento também contribui para maior valorização de nossa marca, que está cada vez mais presente nas ações e eventos de cada comunidade, e com especial reconhecimento de nossa atuação como uma verdadeira entidade que atua no desenvolvimento local.

Mais do que o impacto no resultado, as ações que realizamos em 2021 tiveram impacto nas comunidades: investimos em ações que entregassem valor para o associado e as comunidades, como campanhas que estimularam a economia e turismo local. Já na educação, nossa bandeira social desde 1902, por meio de programas sociais como A União Faz a Vida e Cooperativas Escolares, buscamos fazer do cotidiano um espaço de aprendizagem, apoiando o desenvolvimento dos educadores, estudantes e demais atores da comunidade escolar.

Realizamos também a capacitação e formação de mais de 300 empresas associadas com assessoria de negócios, além do relacionamento e capacitação de sucessão rural familiar e educação financeira para associados. Buscamos apoiar a retomada da economia, e isso também através dos eventos festivos e culturais das comunidades.

Talvez em razão disso tudo, um fato que não pode passar em branco e que merece ser compartilhado com todos associados, é que em 2021 também atingimos a nossa melhor nota de avaliação de clima entre os colaboradores, atingindo indicadores de confiança e satisfação acima da média de mercado.

Por tudo isso, o nosso muito obrigado a todos os 180 mil associados, ou seja, 180 mil pessoas que acreditam no cooperativismo financeiro e contribuem diariamente na construção de comunidades melhores.

Conselho de Administração