Mensagem da diretoria

2020 foi o primeiro ano da pandemia. Foi o ano em que aprendemos na prática o que era empatia. E isto nos mudou como organização. Por isto foi um ano de evolução, foi um ano em que plantamos sementes. Pois em 2020 iniciamos um novo modelo de gestão, centrado na entrega de nosso Propósito* e respeitando nossa Proposta de Valor*. Uma das evoluções práticas no nosso jeito de trabalhar foi a retirada das metas de produtos & serviços de nossas equipes. A partir de então, o interesse genuíno de entender para atender nosso associado ganhou outra dimensão.

2021 chegou e a pandemia continuou nos castigando. Mas tiveram coisas boas na nossa cooperativa. Foi o ano regamos as sementes plantadas. E para isto desenvolvemos uma nova competência:  a  visão de abundância. E exercitamos isto ao ampliar nossos times nas agências visando dar um atendimento ainda melhor para nossos associados, e permitir que pudessem iniciar um trabalho de consultoria para os associados. Também foi o ano em que modernizamos agências e voltamos a abrir novas agências (Santa Lucia em Caxias do Sul e Pioneira On, nossa agência 100% digital). Reflexo disto foi o atingimento e manutenção de nossa nota de NPS* na zona de excelência, muito acima da média do mercado financeiro. E também o resultado financeiro, chegando a R$ 87 milhões, maior resultado da cooperativa até então.

2022 será o ano em que manteremos nossa visão de abundância, modernizando mais agências e abrindo mais 7 agências (Rio Branco e Feitoria em São Leopoldo; Galópolis em Caxias do Sul; e uma segunda agência em Ivoti, Dois Irmãos, e Portão; e uma terceira agência em Gramado). Também será o ano em que a consultoria para associados deverá ser aprimorada, e um ano onde queremos posicionar a Pioneira como a “casa de investimentos” de nosso associado.

E não podemos deixar de registrar que 2022 é o ano em que comemoramos os 120 anos de atividades de nossa cooperativa, a mais antiga da América Latina. Nosso olhar para esta importante marca é de honrar o passado, mas no presente, construir um novo futuro de relevância para a Pioneira, através da inovação e da evolução contínua de nossa organização.

Tudo isto para nos tornarmos uma Cooperativa (com C maiúsculo) que deseja a cada ano ser mais consciente e inovadora, e assim, em 2022 continuar construindo comunidades melhores, junto com todas as nossas comunidades.

*Propósito: Juntos construímos comunidades melhores
*Proposta de Valor: Solução certa, na hora certa, para o associado certo, no canal que ele desejar.
*NPS (Net Promoter Score) metodologia mundialmente utilizada e reconhecida para pesquisar o índice de indicação das pessoas em relação a uma empresa. O NPS da Cooperativa em 2021 ficou acima de 75, que é a zona de excelência

Diretoria executiva