300

associados

O programa Cooperativas Escolares oferece para as escolas a possibilidade de ampliar as oportunidades de aprendizado de crianças e adolescentes, vivenciando experiências dos valores e princípios do cooperativismo. Os estudantes são desafiados a criar e desenvolver uma cooperativa com finalidade educativa, construindo um espaço de aprendizagem protagonista, sob a orientação de um professor da instituição de ensino. Os aprendizados do programa funcionam com base em uma metodologia de gamificação que contribui para aperfeiçoar competências a partir de uma vivência mão na massa. Na cooperativa, os estudantes aprendem a organizar reuniões e assembleias, pesquisar, desenvolver um objeto de aprendizagem, fazer a gestão de um livro caixa, organizar ações sociais e muito mais. Tudo isso os faz praticar a liderança, o empreendedorismo social, a educação financeira e a inclusão social.

Número de alunos envolvidos: 23.721 

Número de educadores envolvidos: 2.943

Número de escolas envolvidas: 181 

O Fundo Social apoia projetos desenvolvidos por entidades com foco na educação, cultura e esporte inclusivo contribuindo para o desenvolvimento das comunidades, da área de ação da cooperativa. Após consulta com coordenadores de núcleo (representantes dos associados) e as entidades inscritas no Fundo Social, foi definido o direcionamento dos recursos do Fundo Social 2020 para a área da saúde dos 21 municípios da região da Sicredi Pioneira. O valor foi repassado às cidades considerando cinco critérios: quantidade da população, número de associados por município, valor disponível no Fundo Social, mapeamento das necessidades da saúde da localidade e atendimento hospitalar no município.

Com propósito de “Cooperar para uma vida financeira sustentável” o Programa Cooperação na Ponta do Lápis capacita para tomada de decisões econômicas e financeiras que tragam maiores benefícios ao indivíduo e à coletividade. Escolhas alinhadas com o bem-estar do associado, mudando sua relação com o dinheiro de forma que possa garantir uma vida financeira sustentável.

Programa desenvolvido em parceria com o Sebrae RS que tem como obetivo oferecer os serviços de consultoria empresarial aos associados interessados e que desejam desenvolver seu negócio. Para incentivar o seu crescimento, o programa conta com subsídio de valores tanto da Sicredi Pioneira, quanto do Sebrae RS.

As assembleias são o momento de maior participação dos associados na decisão da Cooperativa. Durante este período todos os associados participam para dialogar, tomar decisões e votar sobre temas como prestação de contas, destinação dos resultados, eleição dos seus representantes (coordenadores de núcleo) e outros.
Em função da pandemia, não foi possível realizar todos os eventos das Assembleias de 2020 em formato presencial. Assim, disponibilizamos uma ferramenta digital para participação dos associados. 

O Programa de Sucessão Rural Familiar objetiva qualificar a gestão da propriedade e profissionalizar as atividades, promover a permanência dos jovens no meio rural, estimular a liderança e o empreendedorismo dos integrantes da família, ampliar e criar oportunidades de novas fontes de renda oriundas das atividades agrícolas. Com ênfase na capacitação, integra teoria e prática e execução de atividades nas propriedades, com o envolvimento dos integrantes das famílias.

A Bolsa de Estudos objetiva viabilizar o acesso a um curso técnico que desenvolva o conhecimento agrícola, o espírito de liderança e prepare associados ou filhos de associados para serem agentes transformadores da realidade social, comprometidos com a qualidade de vida, impactando na economia local e regional.

O investimento em patrocínios reforça o propósito da cooperativa de apoiar na construção de comunidades melhores e contribuir diretamente no desenvolvimento de ações e eventos voltados a cultura, consumo local e pertencimento das comunidades. Neste ano de 2020, os eventos com aglomeração e ativações de marca cederam espaço para 199 ações de patrocínio voltadas ao consumo local, ao retorno seguro do turismo local e a recuperação da economia das 21 cidades de atuação da cooperativa. Confira os projetos apoiados pela cooperativa.

O Fundo Comunidades Melhores apoia ações voltadas ao desenvolvimento social das comunidades e ações de cunho social, educacional, cultural, esportivo, segurança, meio ambiente e saúde. Os recursos são aprovados em assembleia Geral Ordinária e reforçam o propósito da Sicredi Pioneira RS “Juntos construímos comunidades melhores!” e o 7º princípio do Cooperativismo – Interesse pela Comunidade. 

Os encontros do Programa Crescer levam informações e compartilham experiências sobre o modelo de negócios cooperativos, qualificando a participação dos associados na gestão e desenvolvimento da cooperativa.

As ações de educação corporativa que oferecemos aos colaboradores vem ao encontro de atender a estratégia do negócio bem como o nosso propósito. O ano de 2020 como todos sabemos foi bastante atípico, porém a Cooperativa não deixou de investir em desenvolvimento e criamos o site da Academia Pioneira. As Escolas da Academia Pioneira, reúnem várias ações de aprendizagem. Elas são uma forma de agrupar melhor o que oferecemos aos colaboradores, e dar foco à uma educação que apoia a estratégia da Cooperativa. Oferecemos Trilhas de aprendizagem que foram desenvolvidas para apoiar algumas posições, a partir dos seus desafios e temas e também para apoiar a Evolução do Modelo de Gestão. Disponibilizamos vários webinars com temas diversos e relevantes, procurando fazer com que esses momentos trouxessem atualização e conhecimento, juntamente com muitas lives com dicas de investimentos até assuntos voltados para o dia a dia e o atendimento ao associado.


4.512

associados


2.199

associados


3.583

associados


6.971

associados


3.721

associados


6.015

associados


6.751

associados


1.883

associados


1.294

associados


4.135

associados


7.261

associados


4.812

associados


3.607

associados


4.893

associados


2.188

associados


4.231

associados


1.389

associados


2.682

associados


5.719

associados


3.328

associados


7.083

associados
Confira a
lista de
municípios
atendidos

Alto Feliz
Canela
Caxias do Sul
Dois Irmãos
Estância Velha
Feliz
Gramado

Ivoti
Lindolfo Collor
Linha Nova
Morro Reuter
Nova Petrópolis
Novo Hamburgo
Picada Café

 

Portão
Presidente Lucena
Santa Maria do Herval
São Francisco de Paula
São José do Hortêncio
São Leopoldo
Vale Real