Todas as decisões tomadas no cotidiano geram algum impacto ao meio ambiente. Tendo consciência disso, cada vez mais a Sicredi Pioneira RS está realizando movimentos que possam aperfeiçoar as práticas e reforçar os cuidados com o planeta.

Para realizar o acompanhamento do nosso impacto no meio ambiente, bem como todas as ações sociais e de governança que se entrega para a comunidade, a Sicredi Pioneira RS tem instituído, desde 2018, um Comitê de Sustentabilidade e Diversidade, em 2021 sendo composto por 8 colaboradores.

Em 2021, foram realizados cinco encontros. O grupo construiu um plano de ações voltadas para a aproximação de cooperativas de recicladores, construção de um projeto para a diversidade, práticas de negócios conscientes, fomentar a economia e o desenvolvimento local e efetivar a construção de novas agências com critérios mais sustentáveis.

Energia Solar

A Energia solar fotovoltaica é a energia elétrica produzida a partir do calor e da luz solar, que ao refletir nos módulos solares geram energia através da sua tecnologia.

Quanto maior a radiação solar nas placas solares, maior será a quantidade de energia elétrica produzida. Podemos dizer que a energia solar é limpa, renovável, abundante e gratuita, auxiliando na sustentabilidade econômica e social do nosso planeta.

Em 2021, a Pioneira financiou 3.124 projetos de energia fotovoltaica.

ODS envolvidos:

Certificado de Neutralização

Em 2021, o Sicredi construiu e divulgou o segundo Inventário Sistêmico de Emissão de Gases de Efeito Estufa, contendo informações sobre as emissões de todas as cooperativas de crédito integrantes da instituição. O documento, publicado junto ao Programa Brasileiro GHG Protocol, fornece subsídios para criação de estratégias com foco em reduzir emissões de Gases de Efeito Estufa, como utilização de energia renovável e redução de consumo de recursos naturais, por exemplo.

A cooperativa Sicredi Pioneira RS neutralizou mais de 267,82 toneladas de Gases de Efeito Estufa (GEE) emitidas em 2020. Para realizar essa neutralização, o sistema Sicredi apoiou o Projeto Compostagem Santa Catarina, que ocorre em parceria com 13 pequenos produtores rurais de suínos de Santa Catarina.

O projeto é certificado internacionalmente e suas atividades resultam em impactos positivos sociais, ambientais e econômicos para a nossa região de atuação, além de contribuírem com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

Site do projeto com mais informações: https://www.sustainablecarbon.com/pinweb/compostagem/ 

ODS envolvidos: